sábado, 26 de novembro de 2011

Filme: A Ilha (The Island)



A Ilha
Ano-2005
Direção: Michael Bay

Este filme retrata uma sociedade utópica do século XXI onde os habitantes são clones totalmente controlados, criados com a finalidade de substituir órgãos e até procriar. Os personagens principais são: “Lincoln Six Echo (Ewan McGregor) e Jordan Two Delta (Scarlett Johansson).”
Notei muita semelhança com o livro de Aldous Huxley “Admirável Mundo Novo” escrito em 1932, contudo, a meu ver, o enredo principal deste filme traduz uma idéia conturbada e metafórica dos preceitos bíblicos. A Ilha é almejada como se fosse o "paraíso", entretanto não passa de uma ilusão e o controlador do complexo é, supostamente, tão poderoso quanto Deus.
A chegada de Lincoln Six Echo e Jordan Two Delta ao mundo real tem forte semelhança com Adão e Eva no paraíso, entretanto, diferente da bíblia, quem é tentado a desobedecer primeiro é o homem e não a mulher. Assim, aos poucos eles seguem experimentando as novidades, os prazeres e perigos deste mundo, movidos pelo desejo de encontrar suas réplicas originais.
Quero acreditar que o diretor Michael Bay tenha deixado uma mensagem para que se entenda que o clone criado pode ser tão imperfeito quanto o homem original, sujeito às mesmas fraquezas e à morte, mas O Criador, “Deus” é perfeito, poderoso e vive para todo o sempre.
“Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso?” Job 11:7
(by Janete Maia)

(Todos os sábados será publicado um resumo de filme ou um vídeo da Palavra de Deus) 

Nenhum comentário:

Visitantes