Ensaios

O Silêncio 



O filósofo René Descartes, em sua obra "O Discurso do Método", prova a existência de Deus, pelo uso da razão.  Através dessa mesma racionalidade, cogito que tal existência seja a tradução do silêncio.

O silêncio, segundo o "Dicionário Larousse", é a ausência de qualquer ruído, é sossego, repouso, inação, é o mistério, o  segredo e o sigilo. Refletindo sobre todos esses significados, agrada-me acreditar, que o silêncio é a existência primeira.

Com base na Bíblia, mais precisamente, no primeiro capítulo do livro de "Gênesis", no princípio, havia trevas no nada e o  espírito de Deus pairava. Prosseguindo no mesmo capítulo, no início da criação, disse Deus: -"haja luz", e rompeu-se o silêncio, fazendo-se o dia. Portanto, existia somente o silêncio, claro está que o silêncio é o próprio Deus. Logo, se as  Escrituras declaram que Deus é amor, o amor, então, é o silêncio, e se o amor é o silêncio, eu fico calada.

Obviamente, é inaceitável, impróprio e inadmissível que eu queira provar que sou Deus. Contudo, como sou obra de suas  mãos, sem ter que dizer, posso provar que amo.

Visitantes