sábado, 24 de dezembro de 2011

Filme - A Christmas Carol


Os Fantasmas de Scrooge
(A Christmas Carol)

Direção: Robert Zemeckis
Com: Jim Carrey

Em minha opinião este é o melhor filme de Natal. Baseado na obra de Charles Dickens, escrita em 1843, retrata o comportamento do mesquinho Ebenezer Scrooge.
Na véspera do Natal, Ebenezer Scrooge é visitado por três espíritos: o passado, o presente e o futuro, que o levam a uma viagem no tempo. As lembranças revividas o fazem enxergar as alegrias, as decepções, as mudanças no seu coração e no seu comportamento. O presente mostra-lhe a sua avareza; e o futuro mostra-lhe a recompensa que terá devido ao seu excessivo amor ao dinheiro em detrimento ao próximo, por quem ele sente desprezo e nenhuma compaixão.
Que este filme traga-nos a lição do AMOR, AMIZADE e COMPAIXÃO!

Curiosidades:
Segundo o site http://pt.wikipedia.org, o sobrenome “Scrooge” tem o significado de “avareza”. Também do mesmo site: “A palavra ‘Ebenezer’ vem do hebraico e é na verdade duas palavras pronunciadas em conjunto: Mesmo Haezer. "Ebenezer." É geralmente transliterado como um nome próprio, largando o artigo definido (Ha) a partir da palavra hebraica para ‘ajudar’ (Ezer) e colocá-lo juntamente com a palavra hebraica para ‘pedra’ (Mesmo) para criar: ‘Ebenezer’. As raízes etimológicas da palavra, assim definido, deve demonstrar que uma "Ebenezer" é, literalmente, uma ‘pedra de ajuda’. A Escritura bíblica diz o seguinte:

Então Samuel tomou uma pedra e erigiu-a entre Masfa e Jeshanah, e nomeou-a Ebenezer, pois ele disse: 'Até agora o Senhor nos ajudou’. Assim os filisteus foram subjugados, e não entrar novamente no território de Israel; a mão do Senhor foi contra os filisteus todos os dias de Samuel. As cidades que os filisteus tinham tomado a Israel foram restituídas a Israel, desde Ecrom até Gate, e Israel recuperou seu território das mãos dos filisteus.” Houve paz também entre Israel e os amorreus. (1 Samuel 7:12-14’ ”

Nenhum comentário:

Visitantes